O AMBIENTE QUE VOCÊ VIVE É SAUDÁVEL?

quarta-feira, 3 de julho de 2013

HORTA CASEIRA - SAÚDE NA MESA, TERAPIA E ECONOMIA PARA O BOLSO

Já pensou em trazer saúde para a sua mesa com economia para o bolso e ainda realizar todos os dias uma deliciosa terapia? Pois bem, isso tudo é possível quando decidimos  realizar o plantio da nossa própria horta em casa. Aqui vai uma dicas simples de como fazer o nosso plantio com facilidade, alegria e harmonia.

Podemos  cultivar várias ervas e legumes para o preparo da nossa alimentação saudável ( sem agrotóxico )  com pouca dedicação e ainda economizarmos a feira ou o mercado na compra desses itens.
Primeiro faça uma análise do seu espaço, não importa se moramos em casa ou apartamento, o importante é que seja um lugar onde bata o sol, pois locais assombreados não permitem o desenvolvimento adequado das plantas. Podemos escolher uma área do jardim ou realizarmos nosso plantio em vasos portáteis, assim podemos carregar nossa horta para onde quisermos, mas, o que importa é plantar.
Pense nas espécies que você quer cultivar, no mesmo vaso podemos plantar até duas espécies, desde que  as características delas sejam parecidas.
Comece a sua horta bem devagar e aos poucos  vai aumentando as espécies, desta forma, você vai se  acostumando com os cuidados: Plantar, adubar, regar e podar.
Não precisamos comprar vários equipamentos, pois, podemos reaproveitar os utensílios que temos em casa como: latas, baldes velhos, vasos e potes plásticos que iriam para o lixo. Além de termos os nossos vasos economizamos e ajudamos a cuidar do planeta.

Faça furos no fundo desses utensílios para facilitar a saída de água.
A decisão do que cultivar é fácil, é só pensarmos no que nós e nossa família gosta de comer e do espaço que disponibilizamos para a nossa horta.
O plantio pode ser feito de duas formas: aplicação da semente diretamente no solo é a mais demorada, funciona para vegetais como cenoura e beterraba, por exemplo. A outra é através de mudas no caso das verduras como alface, couve, mostarda etc.
A manutenção da horta é muito fácil, o único cuidado indispensável é regá-la diariamente, podemos adubar a nossa horta com adubos de nossa  preferência em pequenas quantidades, o mineral ou  como já foi postado aqui no  O seu lar é a sua saúde,  o adubo natural: a água que cozinha as batatas (sem sal e fria), a água da lavagem do arroz, os restos de chá preto, borra do café, bem como, cascas de batata e de cenoura. Colocadas diretamente nos vasos  ajuda o desenvolvimento das plantas.É importante fazer rodízios e deixar a terra descansar protegendo o solo com a cobertura morta - restos de folhas, cascas de frutas e legumes, borra de café, casca de ovo, cinza de lareira ou de fogão a lenha. 

Realizando diariamente o controle de pragas, por meio, de observação das folhas das plantas, podemos prevenir  com pulverização de chás naturais - como de alho ou de pimenta malagueta. Se a planta estiver contaminada, arranque as folhas doentes e pulverize com chá de fumo-de-corda, por exemplo.
Pesquisas apontam que dedicar alguns minutos por dia às plantas alivia o estresse e contribui para a melhora da qualidade de vida.
Além do prazer de comermos a nossa colheita saudável, vemos as nossas plantas crescerem  em nossa própria casa é uma beleza! Vamos realizar o nosso plantio saudável!



















                                                              
http://www.minhacasasaudavel.com.br/loja/1370

Nenhum comentário:

Postar um comentário